Aconteceu na Nova Zelândia #1

jaca-paladium “Aconteceu na Nova Zelândia” – Oh Jaca Palladium!

Manchete #1

Você já ouviu falar do Political Busker? Não? Então. O cara é uma figura conhecida nas ruas de Wellington – principalmente no Manners Mall – que é um pedinte diferente. Ele não tem plaquinha ou fica tocando violão com o chapéuzinho na frente. Ele simplesmente te pára por dez minutos e com algumas perguntas tenta te mostrar que de política você não sabe nada. Mesmo com argumentos meio duvidosos e bem Marxistas o cara tem lá seus pontos interessantes e é bom ouvir ele falar pra enriquecer o que a gente sabe.

Se você não conhece o Manners Mall é uma rua fechada só pra o trânsito de pedestres, uma área bacana e bem movimentada no centro da cidade. Só que o conselho resolveu que vai abrir a rua novamente pra passagem de ônibus pra poder melhorar o trânsito do centro (Mais aqui: Buses back in Manners Mall). Pra constar, a rua era aberta a trânsito de carro há 30 anos atrás e o conselho resolveu re-abrir como parte das obras planejadas pra a melhoria da cidade até 2020 (!!!!). A decisão teve protestos acalorados e opiniões distintas mas acabou indo em frente.

Pois bem. O Manners Mall é o ponto do Political Busker. É lá onde ele ganha o pão dele. E daí ele resolveu protestar direito contra as obras, como você pode ver aqui: Mall protester’s damage act misfires. Quando eu conversei com ele eu lembro que, entre achar que o Lula é o cara (aarrgghh) e umas visões bacanas sobre o regime Cubano, ele terminou a conversa dizendo que a política nada mais é que a pensar em prol do bem coletivo e agir de acordo com seu pensamento. Eu apoio a visão e a atitude do cara até certa extensão. :)

O engraçado é que atitudes como essa viram gigantes uma vez que violência nas ruas é uma coisa extramamente rara por aqui. E mesmo o cara não machucando ninguém, dá pra ver que a polícia não brinca.

Ele já foi solto, banido por uma semana do Manners Mall e agora já voltou a trabalhar.

Manchete #2

allwhites Os All Whites – como é batizada a seleção da Nova Zelândia – fizeram uma campanha invicta na copa do mundo com três empates mas não progrediram pra segunda fase.

Com três empates contra Eslovênia, Paraguai e a monstra Itália o time virou orgulho nacional e as discussões se isso vai afetar ou não a paixão nacional com o Rugby acaloraram-se.

Ano que vem a copa de Rugby vai ser aqui e, sinceramente, eu acho que o futebol deles tem muito a crescer pra poder tomar o lugar do Rugby. Mas mesmo assim é interessante ver a alegria e o empenho deles com o time.

Pra por em perspectiva, essa foi a segunda copa que a Nova Zelândia participou na história. Na primeira, em 1982, a Nova Zelândia jogou contra a Escócia, União Soviética e Brasil e perdeu os três jogos por 2-5, 0-3 e 0-4, respectivamente.

Manchete #3

blanketman Wellington tem um mendigo, que eu me arriscaria a chamar de O mendigo oficial. O Blanket Man tem até página na Wikipedia. E o cara não enche o saco de ninguém, tirando o fato de que ele deixa “as coisa” à mostra ou tira a roupa de tempos em tempos.

Agora, escrevendo isso aqui, eu comecei a me perguntar o que tem no iPod dele que ele tanto curte… Mas enfim. Se você quiser vê-lo em ação só dar um passeio na Courtenay com Tory que é batata!

5 comments

  1. Jaca

    Adorei a Manchete #1 …. bacana ter um cara desses assim na rua pra conversar! E o que ele disse “a política nada mais é que a pensar em prol do bem coletivo e agir de acordo com seu pensamento.” nada mais é que a tão esquecida ÉTICA.

  2. Tayza

    Oi Rapaz!

    Muito bom o blog!

    Depois de uma longa história, tendo vivido uma temporada na Inglaterra e voltado pro Brasil, resolvi imigrar de vez. Ainda to pesquisando entre Canadá, Austrália e Nova Zelândia e nessas pesquisas acabei parando por aqui.

    Li seu post ” afinal como viver na nova zelândia” e caramba, me senti revendo a época que eu andava pelas terras da rainha. Concordo completamente com o que vc falou sobre o relacionamento dos brasileiros com a cultura, e lembrei bem da pequena aversão que eu adquiri aos tupiniquins por um tempo. Águas passadas, sentimentos controlados… enfim, longa história.

    Como disse, estou escolhendo ainda, e talvez seu post tenha me influenciado contra a NZ, pelo motivo mais banal: Comida! Eu n suportava a comida britânica, e vivia enfiada em mercados árabes pra poder comprar temperos desesperadamente. Saber que aí é ainda mais difícil variar, não me animou, rs.

    Mas essa história toda é pra te agradecer! Obrigado pelas informações, e manda um “oi” pro pedinte político o/

    Fui!

  3. Antônio Hezir

    O All Whites tem que crescer muito pra tomar o lugar do All Blacks, a melhor seleção de Rugby do mundo? ehhehehe Sério? ehheheheh Acho que nem a Seleção Brasileira no futebol (soccer) é tão temida quanto o All Blacks, afinal, nem Haka a gente tem! ;)

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>